6 de out. de 2010

Resumo ALGBT-GO 001/2010

Em 22 de agosto, o conselheiro da Aliança LGBT do Estado de Goiás (ALGBT-GO), Gilbran Assis de Oliveira, presidente da organização não-governamental (ONG) "Associação Jataiense de Direitos Humanos - Nova Mente" (AJDH-Nova Mente), de Jataí, realizou a 4a. Parada do Orgulho LGBT de Jataí. Cerca de 8.000 pessoas participaram do evento cuja segurança foi desprezada pela Polícia Militar local.

(***)

Em 29 de agosto, o presidente da AGTLA (Associação de Gays, Travestis, Transexuais e Lésbicas de Anápolis), Cícero Diniz Vasconcelos, promoveu a 5a. Parada do Orgulho LGBT de Anapolis. Cerca de 10 mil pessoas participaram do evento.

(***)

De 4 a 7 de setembro, os diretores da ALGBT-GO, Cícero Diniz Vasconcelos, presidente da AGLTA (Anápolis); e Gilbran Assis Oliveira, presidente da AJDH-Nova Mente (Jataí), participaram do Seminário da Diversidade Cultural promovido pelo Ministério da Cultural. O evento aconteceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ.


(***)

Em 9 de setembro, o decano do Movimento Homossexual em Goiás, fundador e presidente da ALGBT-GO, jornalista Léo Mendes, que também é diretor da ABGLT, participou em Salvador/BA das programação festiva em comemoração aos 30 anos do Grupo Gay da Bahia (GGB), a primeira organização gay do Brasil. O evento teve como organizador-geral, o decano do Movimento Homossexual Brasileiro, o professor Luiz Mott.

(***)

Em 12 de setembro, o secretário de Comunicação da ALGBT-GO e presidente da ONG "Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO" (ACDHRio), jornalista Terry Marcos Dourado, mesmo enfrentando forte pressão de igrejas evangélicas e o preconceito local, promoveu a 1a. Parada da Diversidade e Orgulho LGBT de Rio Verde. Cerca de 2.200 pessoas participaram do evento. Além de órgãos da prefeitura, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros da cidade foram grandes parceiros do evento.


(***)

Em 12 de setembro, o diretor da ALGBT-GO, Bruno Camilo Rodrigues, participou da Parada LGBT de Campo Grande, capital do Estado do Mato Grosso do Sul. Ele representou a ALGBT-GO e a ABGLT/Regional Centro-Oeste.

(***)

Em 26 de setembro, o presidente do GEE (Grupo Eles por Eles), Bruno Camilo Rodrigues, diretor da ALGBT-GO e secretário da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) da Regional Centro-Oeste, promoveu a 1a. Parada do Orgulho LGBT do município de Senador Canedo, região metropolitana da capital, Goiânia. Cerca de 10 mil pessoas participaram do evento que contou com apoios importantes, entre eles o da presidente do GLG (Grupo de Lésbicas de Goiás), Rita de Cássia Araújo.

(***)

Em 04 de outubro, Wéder César Cândido fundou oficialmente e foi empossado na presidência da mais nova organização não-governamental (ONG) LGBT goiana: o "Movimento por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Catalão/GO" (MCDHCat). O diretor da ALGBT-GO e secretário da ABGLT/Regional Centro-Oeste, Bruno Camilo Rodrigues, participou da solenidade ocorrida no auditório da Câmara de Vereadores. Na oportunidade, o presidente do MCDHCat anunciou, para 14 de novembro, a 1a. Parada da Diversidade e Orgulho LGBT de Catalão/GO.

Um comentário:

  1. Gostaria de obter informações de como participar da GLBT de Goiás e quais os direitos garantido, como se filiar pro favor meu e-mail é: sebastiao-elias@uol.com.br, pois a muti tempo venho procurando me informar mas não consigo.

    Sebastiao Elias

    ResponderExcluir